Faça Parte Da Lista VIP Junto Com 20.820 Profissionais

Receba um eBook com Protocolos de Terapêutica Medicamentosa

Em discussões e conversas com amigos ligados à Odontologia, sempre vem à tona a dura realidade do mercado de trabalho no qual milhares de jovens são “despejados” todo ano no Brasil, país com maior número de cirurgiões-dentistas do mundo (atualmente com mais de 260 mil profissionais inscritos no CFO). Este grande número de profissionais no mercado somado aos investimentos insuficientes em saúde pública e com o avanço de planos odontológicos mercantilistas se traduz em uma caminhada profissional com desafios inimagináveis aos acadêmicos privados de informações realistas sobre o que enfrentarão após receberem o tão sonhado diploma.

É importante destacar que o fato do jovem profissional enfrentar um mercado altamente competitivo não impede o sucesso profissional e, assim, deve-se observar alguns fatores que podem ser decisivos na construção de uma carreira vitoriosa.


“A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam: os conhecimentos científicos de um médico, a destreza manual de um cirurgião, o senso estético de um artista e a paciência de um monge.” (Papa Pio XII)


 

Em 1998, a UNESCO / ONU listou 10 atos que contribuem para a formação de um profissional mais completo e que atenda as demandas da sociedade:

  1. Seja flexível, ou seja, não se especialize demais.
  2. Invista na criatividade, não só no conhecimento.
  3. Aprenda a lidar com incertezas.
  4. Prepare-se para estudar durante toda a vida.
  5. Tenha habilidades sociais e capacidade de expressão.
  6. Saiba trabalhar em grupo.
  7. Esteja pronto para assumir responsabilidades.
  8. Busque ser empreendedor.
  9. Entenda as diferenças culturais.
  10. Adquira intimidade com novas tecnologias.

Vejam o tamanho do desafio diante de qualquer profissional que almeja ter sucesso: o desenvolvimento dessas competências (conhecimento + habilidade + atitude) diversas será o pilar que sustentará a carreira.

Quer saber mais sobre odontologia e/ou carreira? Acompanhe os artigos futuros versando em detalhes cada um dos 10 tópicos acima. Cadastre seu melhor email aqui no SS! Insira seu email aí do lado ou lá em cima e fique atualizado.

Sorria! Sucesso!

Forte abraço,

Welington.


Welington
Welington

Dentista. Professor. Militar. Coach. Empreendedor. Entusiasta da internet como ferramenta para contribuir positivamente com a sua missão.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.