Faça Parte Da Lista VIP Junto Com 20.820 Profissionais

Receba um eBook com Protocolos de Terapêutica Medicamentosa

Qual O Esforço Necessário Para Desenvolver O Hábito De Estudar?

(veja o vídeo ou se preferir leia o texto abaixo)

 

Quando se desenvolve o hábito correto, o resultado quase sempre é o sucesso naquele objetivo que você busca. Por exemplo, se você busca emagrecer e desenvolve o hábito de se alimentar corretamente, provavelmente você conseguirá emagrecer.

Se extrapolarmos isso para o mundo dos concursandos, se o seu objetivo é ser aprovado, obviamente você precisa desenvolver o hábito de estudar.

Mas eu quero destacar dois pontos importantíssimos e que geralmente passam despercebidos para qualquer concursando.

O primeiro é a simplificação da sua vida ao desenvolver o hábito de estudar porque você passa a saber o que tem que fazer e o que não tem que fazer para ser aprovado. O fato é que investir em disciplina focada no hábito certo lhe dá a permissão para que seja menos dedicado em outras áreas. Em outras palavras, quando se adquire o hábito de estudar você sabe que não pode perder tempo com outras coisas, e se tiver um bom método de estudo, passa a saber também o que deve estudar mais, o que deve estudar menos e o que nem vale a pena estudar para o seu concurso desejado.

O segundo ponto que quero destacar é que é mais difícil começar um hábito do que mantê-lo. É como fazer musculação ou qualquer outro exercício físico… No começo sentimos mais dores, e precisamos começar devagar e aumentar a carga progressivamente. É preciso ter disciplina para desenvolver um hábito.

Então, por quanto tempo você tem que manter a disciplina para transformá-la em hábito?

Pesquisadores da University College de Londres têm a resposta. Em 2009, eles perguntaram: quanto tempo um novo hábito leva para ser estabelecido? Procuravam descobrir o momento em que um novo comportamento se torna automático ou arraigado, ou seja, quando os participantes se encontravam 95% além da curva de poder e o esforço necessário para sustentá-lo era o menor possível. Pediram aos alunos que assumissem objetivos de exercícios e dieta por um período de tempo e monitoraram o progresso. Os resultados sugerem que se leva uma média de 66 dias para se adquirir um novo hábito. A variação total foi de 18 a 254 dias, mas os 66 dias representaram um ponto-chave, uma média. Para comportamentos mais fáceis levava menos dias e os difíceis exigiam mais tempo. Alguns autores de auto-ajuda pregam que o tempo para mudar ou instituir um hábito é de 21 dias, mas a ciência moderna não sustenta essa ideia.

Desenvolver o hábito certo leva tempo, então não desista logo. Decida qual é o certo, depois dê todo os tempo necessário a si mesmo e aplique toda a disciplina que puder para desenvolvê-lo.


Se gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, deixe o seu comentário abaixo! A sua opinião é muito importante para mim.

Não deixe de se cadastrar no blog e assinar o canal do YouTube. Em breve várias outras aulas e material para lhe ajudar na preparação para os melhores concursos de odontologia!

Sorria! Sucesso!

Forte abraço!

Welington


Welington
Welington

Dentista. Professor. Militar. Coach. Empreendedor. Entusiasta da internet como ferramenta para contribuir positivamente com a sua missão.

    2 respostas a "Como Desenvolver O Hábito De Estudar?"

    • Ana Maria Camêlo Constancio

      Fico encantada ao ver pessoas que souberam alavancar suas carreiras de forma brilhante. Prof. e M. Welington, você é uma delas! Eu só não me classifico como estagnada porque dedico parte do meu tempo para leituras de revisões de literaturas, participo de cursos de extensão para atualização clínicas na UFPB.Me deixa mais segura para atuar como clínica geral em odontologia na Atenção Básica da Saúde Bucal. Como já comentei sobre, em um vídeo anterior que já assisti, exerci por mais de 18 anos minha profissão como autônoma, iniciei no interior e consegui montar outro consultório na Capital onde resido hoje. Cursei pós em Odontopediatria em 1997, e outras mais. Enfim…, problemas maiores me fizeram mudar a rotina profissional. Não pretendo desistir. Como Coach, o que me sugere para que eu tenha discernimento para saber divulgar ao público que assisto, os meus conhecimentos de forma mais didática?
      Gratidão por me escutar e atender.

      • Welington

        Olá Ana Maria! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo do blog. Muito obrigado por compartilhar a sua história. Não desista! Respeite e tenha orgulho da sua trajetória. Respondendo a sua pergunta, coaches não dão respostas prontas ou indicam caminhos, ou seja, o que um coach faz é diferente de um mentor ou consultor. Na verdade um bom coach faz perguntas inteligentes e oportunas que servem para o coachee (cliente) refletir sobre as opções disponíveis e tomar uma iniciativa seguindo aquilo que fizer mais sentido para si. Faz sentido? Enfim, esquecendo o coaching um pouco, eu não sei se entendi bem a sua pergunta. Você quer divulgar os seus serviços para o público e não sabe como? Se for isso, sem dúvida nenhuma eu conversaria com algum especialista em marketing digital para lhe ensinar e começar a publicar conteúdos voltados para o seu público alvo nas mídias sociais (ex. Facebook, Instagram, Youtube etc) e impulsioná-los com anúncios (ex. Facebook Ads, Google Adwords etc.). Sucesso! Forte abraço! Welington.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.