Faça Parte Da Lista VIP Junto Com 20.820 Profissionais

Receba um eBook com Protocolos de Terapêutica Medicamentosa

O Efeito Dunning-Kruger é o fenômeno pelo qual indivíduos com pouco ou nenhum conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos ou indesejados. Entretanto, a incompetência os impede de reconhecer os próprios erros, gerando uma sensação de superioridade que é ilusória.

Esse trabalho publicado por Justin KRUGER & David DUNNING (1999) no Journal of Personality an Social Psychology explica porque alguns cirurgiões-dentistas com currículos excelentes não conseguem ser aprovados nos melhores concursos. Apesar do excelente preparo técnico-científico, muitos colegas acabam superestimando as próprias competências e não percebem que precisam adquirir outras habilidades para serem aprovados. Paradoxalmente, à medida que os fracassos nos concursos se sucedem, a percepção sobre a própria competência muda, e esses novos conhecimentos acabam embasando uma expertise importante em um ambiente tão competitivo. O único problema é que esse processo pode levar anos, e dependendo do momento e da urgência em sua vida profissional, aprender na base da tentativa e erro pode não ser a melhor opção.


Se gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, deixe o seu comentário abaixo! A sua opinião é muito importante para mim.

Não deixe de se cadastrar no blogassinar o canal do YouTube. Em breve várias outras aulas e material para lhe ajudar na prática clínica e/ou na preparação para os melhores concursos de odontologia!

Sorria! Sucesso!

Forte abraço!

Welington


Welington
Welington

Dentista. Professor. Militar. Coach. Empreendedor. Entusiasta da internet como ferramenta para contribuir positivamente com a sua missão.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.