Faça Parte Da Lista VIP Junto Com 20.820 Profissionais

Receba um eBook com Protocolos de Terapêutica Medicamentosa

Conceito

O mindfulness é uma técnica criada pelo biólogo norte-americano Jon Kabat-Zinn especificamente para treinar o “estar presente”. Em outras palavras, o objetivo é a “atenção plena”, ou seja, melhorar o controle da atenção e regular as emoções.

Geralmente envolve a meditação, mas esta não é indispensável. O mindfulness é baseado em pesquisas, das quais se definiu um programa básico de oito semanas. De acordo com o Financial Times, só nos Estados Unidos 25% das grandes empresas do país possuem iniciativas ligadas a mindfulness, ioga ou meditação. No Brasil ainda não há estimativa.

O mindfulness é extremamente científico. Por meio de técnicas consegue-se ter mais foco, melhorando sua produtividade e tornando a sua escuta mais atenta, por exemplo. Isso é bom para as empresas e para as pessoas envolvidas, aumentando a empatia entre elas.

mindfulness

Em uma pesquisa realizada pelo Institute for Mindfulness Leadership, nos Estados Unidos, com 80 líderes de 12 organizações americanas, 70% deles afirmaram que o treinamento causou uma diferença positiva na capacidade de pensar estrategicamente e 93% tiveram impacto positivo na habilidade de criar espaço para inovação.

Mindfulness na prática

No livro Envolvimento total: gerenciando energia e não o tempo, os autores Tony Schwartz e Jim Loehr descrevem que um dos princípios para ter mais qualidade no tempo, seja no trabalho ou na vida pessoal, é a adoção de rituais. Uma rotina estrutrada e disciplinada, com atividades de 90 a 120 minutos seguidas de 5 a 15 minutos de descanso. Ao equilibrar o tempo e o foco, ganha-se prazer e satisfação na vida pessoal e profissional.


Se gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, deixe o seu comentário abaixo! A sua opinião é muito importante para mim.

Não deixe de se cadastrar no blog e assinar o canal do YouTube. Em breve várias outras aulas e material para você aperfeiçoar sua prática clínica.

Sorria! Sucesso!

Forte abraço!

Welington


Welington
Welington

Dentista. Professor. Militar. Coach. Empreendedor. Entusiasta da internet como ferramenta para contribuir positivamente com a sua missão.

    2 respostas a "Mindfulness: Como Conseguir “Atenção Plena”"

    • David

      Conceito interessante e inovador. Particularmente nunca tinha escutado sobre o assunto.

      “Aprender faz parte da escola da vida”

      Forte abraço

      • Welington

        Olá David! Eu também ouvi a respeito recentemente, mas tenho colocado em prática e obtido resultados interessantes. Fico feliz que tenha gostado.Forte abraço, WPJ.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.