Motor Para Endodontia: Como Escolher? Qual O Melhor?

Seleção Do Motor Para Endodontia

Para selecionar o motor para endodontia, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • custo;
  • assistência técnica;
  • peso;
  • ruído;
  • tamanho da cabeça do contra-ângulo;
  • controle de torque;
  • portabilidade/praticidade (por exemplo, com muitos ou poucos cabos) associado à quantidade de locais que o profissional atende;
  • versatilidade (instrumentação rotatória e reciprocante ou só rotatória?): quais limas são “aceitas” pelo motor – rotação contínua ou alternada à direita (sentido horário) e esquerda (sentido anti-horário) ou somente à direita (sentido horário)?;
  • reverso automático ou manual;
  • recursos extras: termo-plastificador, injetor de guta-percha, localizador apical etc;
  • experiência e preferência do operador.

Assista o vídeo abaixo e veja quais os equipamentos que eu tenho no meu consultório e qual me conte nos comentários qual o motor para endodontia mais indicado para você e o porquê.


Se gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, deixe o seu comentário abaixo! A sua opinião é muito importante para mim.

Não deixe de se cadastrar no blog e assinar o canal do YouTube. Em breve várias outras aulas e material para você aperfeiçoar sua prática clínica.

Sorria! Sucesso!

Forte abraço!

Welington

123 Comentários


    1. Olá Dayse! Muito obrigado pelo interesse e pela participação. Sua mensagem me alegra e motiva. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma para sua prática clínica. Forte abraço, WPJ.

      Responder

      1. Olá Rogerio! Muito obrigado pela mensagem! Fico muito feliz que tenha gostado! Não deixe de assinar o canal do YouTube e faça o seu cadastro aqui do lado para receber as novidades em primeira mão. Forte abraço, WPJ.

        Responder

    2. Boa Tarde!
      É uma urgência!!! Estou hoje num congresso e estou muito indecisa entre 2 motores! O VDW Silver Recuproc e o X Smart Plus. Ambos me oferecem preços semelhantes. Estou muito indecisa e tenho que comprar hoje.. ajude-me por favor.
      Muito obrigado

      Responder

      1. Olá Catarina! Ufaaa… rs Não sei se lhe responderei a tempo, mas se você prestar atenção no vídeo verá que eu escolhi o VDW Silver Reciproc. A razão é simples: possibilidade de atualização do motor pela fábrica (software que permite mudanças no tipo/ângulo de movimento desenvolvido pelos instrumentos). Os dois são excelentes escolhas, e a decisão é pessoal. Considere alguns fatores na escolha, tais como: desenho, custo, portabilidade/quantidade de cabos, se prefere acionamento no pedal ou no próprio contra-ângulo, assistência técnica, tempo para entrega etc. Muito obrigado pelo interesse e participação aqui no blog. Não deixe de cadastrar o seu email. Forte abraço, Welington.

        Responder

    1. Olá Regina! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem! Fico feliz em poder lhe ajudar de alguma maneira. Conte comigo! Bj, WPJ.

      Responder

  1. Wellignton tenho o X Smart Plus da Dentsply. O que você acha dele? Tem alguma orientação quanto ao uso dele?

    Responder

    1. Olá Henrique! Muito obrigado pelo interesse e participação. O X-Smart Plus é um excelente motor. Muito prático (poucos cabos), design bonito, versátil, boa assistência técnica etc. Entretanto, se pudesse citar algum inconveniente, seria o fato de não haver a possibilidade de atualização do motor caso surja algum movimento diferente dos atuais (rotatório contínuo em sentido horário e reciprocante em sentido anti-horário). Forte abraço, WPJ.

      Responder

    1. Olá Telma! Muito obrigado pelo interesse e participação. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma para sua prática clínica. Forte abraço, WPJ.

      Responder

    1. Olá Gener! Muito obrigado pelo interesse e participação. Em relação ao preço, eu não cito exatamente o preço de cada equipamento porque essa informação é fácil de se verificar, até mesmo pela internet, e caso eu citasse, amanhã pode haver alguma alteração no valor e a informação perde sua validade. Assim, se observar atentamente, eu comento no vídeo que os valores dos motores variam entre aproximadamente R$1.000,00 até 8, 9 ou até 10 vezes este valor. Se houver mais alguma dúvida em que eu possa lhe ajudar, estou à disposição. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  2. Muito bom. Tenho o motor da EASY. Gostaria de saber quando, .. na sua faculdade terá um curso de especialização. Me avise . Obrigada.

    Responder

    1. Olá Cláudia! Muito obrigado pelo interesse e pela participação. Em relação à especialização, pelo menos momentaneamente eu não participo mais de cursos presenciais de pós-graduação (atualização e especialização) porque decidi me dedicar exclusivamente ao ensino a distância (na internet), além da graduação claro. A exceção são cursos intensivos – de poucos dias (ex. Hands-On) – que promovo para alunos dos meus cursos online, sendo uma oportunidade de socialização e esclarecimento de dúvidas relativas à prática operatória. Assim, caso tenha interesse, se cadastre em nosso blog e fique atenta ao email e ao blog para receber mais novidades e informações sobre os próximos cursos. Caso venha a Brasília, ou em qualquer evento (ex. congresso, jornada, encontro etc.) que eu participe, me avise com antecedência que será um prazer poder lhe ajudar em alguma questão de endodontia. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  3. Excelente explicação, me ajudou muito. Parabéns pelo excelente trabalho. Abraço.

    Responder

    1. Olá Marileide! Muito obrigado pelo interesse e pela participação. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma para sua prática clínica. Sua mensagem me alegra e motiva a continuar produzindo conteúdos como esse. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  4. Olá gostei muito da sua explicação…. Mas gostaria de saber a sua opinião sobre o aparelho sybrion elements que utiliza as limas tf adaptive…pois Preciso comprar um aparelho e divina dúvida. Obrigada e parabéns…

    Responder

    1. Olá Regina! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. O motor Elements (SybronEndo / Kerr) é excelente também. Os ângulos e o funcionamento da instrumentação reciprocante são diferentes dos outros motores (600˚ contínuo ou 370˚ com recuo de 50˚ – sistema pensado e testado para as limas TF Adaptive). Confesso que não gosto da ideia de comprar um motor e ficar refém dos instrumentos apenas de um fabricante, apesar que você pode utilizar qualquer instrumento rotatório nele. Minha sugestão é que você estude e teste este e outros motores para decidir qual se adapta melhor às suas necessidades. Independentemente da escolha, hoje sem dúvida alguma eu compraria um motor com instrumentação reciprocante em virtude da segurança e versatilidade destes instrumentos. Fique atenta ao blog, cadastre seu email e assine também o canal do YouTube para receber em primeira mão as novidades. Em breve eu devo gravar um vídeo falando sobre instrumentação reciprocante, ok? Forte abraço, WPJ.

      Responder

  5. Ótimo esclarecimento!!!
    Ajudou muito a entender a diferença entre cada motor! Vou fazer um curso de imersão agora em setembro q usa motor easy. Ainda não usei. Adorei ver a explicação. Parabéns professor Welington!

    Responder

    1. Olá Suzana! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Fico muito feliz que tenha gostado e espero sempre contribuir positivamente para uma melhor prática clínica. Conte comigo. Forte abraço, WPJ.

      Responder

    1. Olá João! Muito obrigado pelo interesse e pela participação. Fico muito feliz que tenha gostado. Conte comigo na busca de uma melhor prática clínica. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  6. Muito boa sua análise dos motores rotatórios, deu ima idéia das vantagens e desvantagens de cada um. Foi muito útil para mim. Mais uma vez, obrigado! Abraços!

    Responder

    1. Estimado Altair, eu que lhe agradeço imensamente por acreditar e acompanhar meu trabalho. Fico muito feliz por todos as amizades construídas em meio a nossa bela e desafiadora profissão. Acredite, fazendo o que eu faço, eu aprendo muito mais com vocês do que ensino… Forte abraço meu amigo, WPJ.

      Responder

  7. Amei. Era tudo q precisava.
    Vc expõe o assunto de forma direta e simples

    Responder

    1. Olá Anita! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Fico feliz que tenha gostado e por ter contribuído positivamente para sua prática clínica. Conte comigo sempre que precisar. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  8. O que você acha do motor da NSK, não tem o sistema reciproc, mas tambem não tem cabos(fios)…

    Att,

    Responder

    1. Olá Rodrigo! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. No mercado existem vários motores muito bons além dos que mostrei nesse vídeo. Minha recomendação é sempre testar pessoalmente antes de comprar, e também é válido conversar com outros profissionais que possuem o motor para perguntar sobre assistência técnica. Particularmente, eu nunca usei este da NSK, mas hoje sem dúvida nenhuma eu investiria em um motor com instrumentação reciprocante… Forte abraço, WPJ.

      Responder

  9. Parabens prof. Pela iniciativa..Belo trabalho..ajudou muito..quando puder fale sobre a microscopia na endo. Grande abraço.

    Responder

    1. Olá Alexandre! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Fico feliz que tenha sido útil em sua prática clínica. Pode deixar que gravarei um vídeo sobre microscopia. Cadastre seu email no blog e assine nosso canal no YouTube para receber em primeira mão as novidades. Forte abraço, WPJ.

      Responder

    1. Olá Eline! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Fico feliz que tenha gostado. Minha intenção é sempre contribuir para uma melhor prática clínica. Conte comigo. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  10. Muito boa aula mestre, esclareceu muitos detalhes que passam desapercebidos na hora da escolha do motor, tenho uma duvida Mestre, no caso do Xsmart (dentsply) o plus difere do normal somente o movimento reciprocante e o speed

    Show de bola a aula parabéns
    Abraço

    Responder

    1. Olá Saymon! Tudo bem? Muito obrigado pelo interesse e pela participação. Fico feliz que tenha sido útil para você. Em relação a sua dúvida a resposta é sim, o X-Smart Plus realiza os seguintes movimentos: rotatórios parciais alternados (reciprocantes) de 170˚ em sentido anti-horário e 50˚ em sentido horário para o WaveOne / WaveOne Gold; rotatórios parciais alternados (reciprocantes) de 150˚ em sentido anti-horário e 30˚ em sentido horário para o Reciproc / Reciproc Blue; rotatório contínuo para todos os instrumentos rotatórios de NiTi disponíveis. Além desses dois instrumentos mais conhecidos (WaveOne e Reciproc) é possível também utilizar os instrumentos ProDesign R da Easy, de fabricação nacional, os quais também têm as hastes helicoidais à esquerda. Novamente, obrigado pela mensagem e por acompanhar meu trabalho. Conte comigo nessa caminhada. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  11. Era exatamente o que eu estava querendo saber para comprar meu motor, valeu, muito obrigada.
    Parabéns e continue com os videos, são muito didáticos, interessantes e muito úteis.

    Responder

    1. Olá Eva! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Fico muito feliz que tenha gostado e espero sempre contribuir para uma melhor prática clínica. Conte comigo. Não deixe de se cadastrar aqui no blog e assinar nosso canal no YouTube, ok? Forte abraço, WPJ.

      Responder

  12. Olá, muito bom o vídeo! Parabéns!
    Fiz recentemente um curso com uso do motor da easy. Só achei que a lima 15.01 fraturou bastante, tanto a minha, como a dos meus colegas. Isso ocorre com frequência? Em relação ao custo-benefício, qual é um bom motor para se ter no consultório?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Luanny! Muito obrigado pelo interesse e participação. Seu feedback me deixa muito feliz.
      Em relação à fratura, você se refere à lima 25/.01? Sinceramente até hoje não “consegui” fraturar a “danada da ‘Gisele'”… e olha que eu já tentei, forçando muito em dentes extraídos. Ela costuma flexionar (ou “flambar” como alguns dizem) quando a mão pesa um pouco. O torque tem que ser baixo, entre 0,5 N.cm e no máximo 1,0 N.cm.
      Quanto aos motores, sem dúvida hoje eu investiria num motor com opção de instrumentação reciprocante, ou seja, ficaria entre o da Easy, VDW (Reciproc Silver) ou Dentsply (X-Smart Plus).
      Forte abraço, WPJ.

      Responder

  13. Boa noite,
    O motor x smart pode ser usado para que sistema rotatorio?comprei ele na época da Pos pois só usava a prótaper, mas estou querendo usar as linhas easy..se eu usar com movimento rotatório, esse motor serveria?

    Responder

    1. Olá! Muito obrigado pelo interesse e participação. Sim, os instrumentos rotatórios da Easy podem ser utilizados no X-Smart. Aliás, qualquer instrumento rotatório pode ser utilizado no X-Smart, ok? Forte abraço, WPJ.

      Responder

    2. Olá, gostaria de comprar o motor r smart da dentalsale, o que você acha desse motor. Ele vem com o localizador integrado, acha legal?

      Responder

  14. Ola, boa tarde!
    Estou na duvida entre o motor na easy e o vdw silver, qual voce me recomendaria?

    Responder

    1. Olá Helen! Qualquer um dos dois motores citados são excelentes. Em breve colocarei aqui no blog uma aula sobre instrumentos “reciprocantes”. Deve-se considerar segurança e eficiência quando falamos neste tipo de movimento. Se isso for levado em consideração, o instrumento Reciproc (VDW) é mais seguro que a ProDesign R (Easy) se ambos forem utilizados nos motores dos respectivos fabricantes. Por outro lado, o movimento no motor da Easy é mais eficiente… Tudo isso se deve ao ângulo no sentido anti-horário e horário desenvolvido por estes instrumentos: Reciproc = 150˚-30˚; ProDesign R = 330˚-30˚. Eu particularmente (opinião estritamente pessoal, sem valor científico) prefiro o mais seguro. Faz sentido? Enfim, é uma escolha pessoal e você estará bem servida em ambos os casos. Não esqueça que o motor da Easy tem a opção de vir com Termoplastificador e Injetor de Guta-percha… Meu conselho: vá a algum congresso de Endodontia ou o CIOSP, por exemplo, visite os stands dos fabricantes e teste para ver qual se adapta melhor às suas necessidades. Depois de decidir, me conte aqui o que achou e qual você escolheu. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  15. Estou querendo comprar um motor. Falaram bem do reciproc silver mas vi que lançaram o reciproc direct. O que vc acha? Prefere estes ou o x smart Plus?

    Responder

    1. Olá Larissa! Muito obrigado pelo interesse e participação. Em relação aos motores, eu não tenho experiência com o Direct, que é um contra-ângulo PNEUMÁTICO para instrumentos reciprocantes, ou seja, ele se conecta diretamente no micro-motor do equipo. Um dos motores que eu possuo e gosto bastante é o VDW Silver Reciproc, que é um motor elétrico e funciona com no mínimo dois cabos, o pedal e o da peça de mão (ainda tem o cabo para carregar a bateria). Enquanto um é mais fácil de transportar (Direct) porque não possui cabos e facilita bastante o transporte para quem atende em mais de um local, o outro (Silver) tem a vantagem de fazer instrumentação ROTATÓRIA E RECIPROCANTE com várias programações pré-instaladas e possibilidade de personalização (torque e velocidade). Se me permite, a principal sugestão que posso dar nesse caso é meio óbvia: avalie as suas necessidades e se possível teste os motores em algum stand do fabricante nos congressos. Se você já possui motor de instrumentação rotatória, talvez o Direct seja interessante para você. Porém, se você ainda não possui outro motor de instrumentação rotatória e tiver que decidir por um deles, nesse caso talvez o VDW Silver Reciproc ou mesmo o X-Smart Plus (Dentsply) sejam mais interessantes devido à versatilidade (instrumentação rotatória e reciprocante). Espero ter ajudado. Depois de decidir, me conte qual foi a sua escolha e por quê. Forte abraço, WPJ.

      Responder

        1. Muito obrigado pela mensagem, Willy. Fico feliz em poder contribuir positivamente para a sua prática clínica. Forte abraço, WPJ.

          Responder

    1. Olá Denise! Muito obrigado pelo feedback positivo! Sua mensagem me alegra e motiva a continuar. Para receber as novidades, cadastre o seu email aqui no blog e não deixe de assinar o meu canal do YouTube. Vamos fazer de 2017 o melhor ano de todos! Forte abraço, WPJ.

      Responder

  16. Boa Noite!! Gostaria de saber se o motor da Gnatus tem movimento reciprocante? Grata!!

    Responder

    1. Olá Adriana! Muito obrigado pelo interesse e pela participação. Não, o motor da Gnatus só serve para instrumentos rotatórios. Forte abraço, WPJ.

      Responder

  17. Olá prof., bem interessante seu blog. Consigo usar limas waveone no modo prodesign R do motor da Easy? Tenho que fazer algum ajuste?

    Responder

    1. Olá Lis! Muito obrigado pelo interesse e participação aqui no blog.
      Sim, você pode utilizar as limas WaveOne no motor da Easy. Todas elas, Reciproc, WaveOne e Prodesign R têm as hélices à esquerda (sentido anti-horário) e as limas podem ser utilizadas em programas e motores umas das outras. O que você tem que entender é que quanto menor o ângulo, mais seguro o instrumento (Reciproc=150ºE/30ºD; WaveOne=170ºE/50ºD; ProdesignR=330ºE/30º* – de acordo com o fabricante). Veja este vídeo do link a seguir para entender melhor: https://www.youtube.com/watch?v=YH9Mme6kQc8
      Forte abraço,
      WPJ

      Responder

  18. Olá professor Welington! Estou no meu último semestre da faculdade e tenho interesse em comprar um motor mas não sei qual escolher. Estou em dúvida quanto ao VDW Silver, VDW Gold ou Dentsply X-Smart Plus, você poderia me dizer qual seria o melhor entre esses três, em relação ao custo benefício? Obrigada!

    Responder

    1. Olá Dan! Muito obrigado pelo interesse e pela participação aqui no blog. Todos os motores citados são excelentes escolhas. Minha dica aí é que você faça um “test drive” em todos eles antes de decidir. Avalie além do custo… observe o design, tamanho da cabeça do contra-ângulo, peso do contra-ângulo, veja se você prefere o acionamento manual (no corpo do contra-ângulo) como no X-Smart Plus ou com pedal como no VDW Silver, praticidade, assistência técnica, possibilidade de atualização ou não do motor etc. Particularmente, eu já tinha um bom localizador apical (Root ZX II da J.Morita) quando comprei meu motor para instrumentação reciprocante. Como eu não gosto de aparelhos “combo” ou “tudo em um”, acabei optando pelo VDW Silver Reciproc por causa da possibilidade de atualização do motor pela fábrica em caso de novos ângulos dos movimentos oscilatórios assimétricos (reciprocantes) serem implementados, por exemplo. O ideal é ter mais de um motor inclusive, devido a eventuais manutenções necessárias e não previstas nos equipamentos. Enfim, a escolha do equipamento é uma decisão pessoal. Compre o que mais gostou e o melhor que seu bolso permite. Espero ter ajudado de alguma maneira. Forte abraço, Welington Pereira Jr.

      Responder

    1. Olá Pedro, muito obrigado pelo interesse e participação. Infelizmente não conheço este motor. As especificações parecem ser boas. Veja questões como garantia e assistência técnica antes de adquirir. Se comprar, depois me conte as suas impressões sobre o equipamento. Forte abraço, Welington.

      Responder

    1. Olá Louise! Muito obrigado pelo interesse e participação aqui no blog. Fico feliz que tenha sido útil. Não deixe de cadastrar seu email para receber as novidades, ok? Forte abraço, Welington.

      Responder

  19. Ajudou muito o vídeo.
    Gostaria de saber o que você acha o motor com localizador apical Endus Duo R, da Gnatus/D700/Saevo? Conhece?

    Responder

    1. Olá Takanori! Muito obrigado pelo interesse e participação. Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Nunca utilizei o motor citado, mas pela descrição me parece uma alternativa muito interessante. Se chegar a usá-lo, me conte depois o que achou, ok? Valeu! Forte abraço, Welington.

      Responder

  20. Parabéns pela exposição. Clara, objetiva e sucinta . Bastante direcionado para quem está atrás de um aparelho ou mesmo aqueles que querem ingressar nas técnicas rotatórias. Você fez pouca “propaganda” sua, embora tenhamos esse “canal” de comunicação. Bom vídeo! Vai ter bastante acesso num próximo vídeo. Parabéns.

    Responder

    1. Olá Pedro Paulo! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Fico muito feliz que tenha gostado. Não deixe de cadastrar seu email no blog para ser informado em primeira mão sobre as novidades, ok? Forte abraço, Welington.

      Responder

  21. Boa noite, Welington! O vídeo é bem comparativo e explicativo. Você saberia informar onde fica a assistência técnica dos motores VDW Reciproc Silver/Gold?
    Muito obrigada!

    Responder

    1. Olá Karen! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Não sei lhe dizer quem é responsável pela assistência técnica no momento, mas sugiro procurar os revendedores autorizados para maiores informações. Forte abraço, Welington.

      Responder

    1. Olá Gabriela! Obrigado pelo interesse e pela mensagem. Não conheço este motor… Cuidado com motores “genéricos” de fabricantes desconhecidos, que não têm assistência técnica no país. Alguns alunos meus compraram localizadores e motores “xing ling” e muitos tiveram prejuízo. Alguns funcionaram, mas grande parte frustrou os compradores. Enfim, eu investiria em algo com representação no país. Forte abraço, Welington.

      Responder

  22. Olá! Vc sabe me dizer se funciona comprar o motor rotatorio e o localizador apical pelo Wish? Vi vários modelos pela internet e os valores são bem mais em conta, já que vem da China ne? EStou para entrar na especialização de endo, com pouco dinheiro, e se pudesse economizar e ter um produto legal pelo menos para cursar a especialização me ajudaria muito! Grata!

    Responder

    1. Acabei de ver o comentário acima sobre isso e como eu imaginava me parece não valer a pena rs. De qualquer modo, eu posso pelo menos por enquanto comprar apenas o contra angulo do rotatorio para usar no equipo mesmo, não é?

      Responder

      1. Sim, você pode comprar o contra-ângulo pneumático e trabalhar tranquilamente com instrumentação rotatória. Hoje existe também o contra-ângulo pneumático DIRECT da VDW para trabalhar com instrumentação oscilatória assimétrica (reciprocante). Além da facilidade de transporte e simplicidade de uso, os contra-ângulos pneumáticos geralmente apresentam um custo bem mais baixo que os motores elétricos. Forte abraço, Welington.

        Responder

    2. Olá Priscila! Muito obrigado pelo interesse e mensagem. Eu não arriscaria a comprar motores desconhecidos, que eu nunca tenha testado e que não tenha assistência técnica no Brasil. O barato pode sair caro. Além disso, você será uma especialista em breve. Esse é um equipamento “permanente”, ou seja, é um investimento que trará retorno rápido, pois agiliza o tratamento e aumenta a qualidade. Então, não veja como gasto, mas como investimento. Faz sentido para você? Forte abraço, Welington.

      Responder

    1. Olá Natália! Muito obrigado pela participação. Sim, o VDW Silver funciona no pedal. Eu prefiro, mas é questão de hábito. Alguns colegas preferem acionamento manual no próprio contra-ângulo, como no caso do X-Smart Plus. Minha sugestão é testar o máximo de motores possíveis antes de se decidir. Forte abraço, Welington.

      Responder

  23. Boa tarde! Gostaria de saber sua opinião sobre as seguintes limas. Para molares o senhor indica a pro designer s da easy ou protelar da denstplay?

    Responder

  24. Gratidão professor,muito bom o vídeo, esclareceu bastante, estarei fazendo um curso de imersão no final de semana, e ainda não trabalho com rotatórios, quero iniciar esta prática e ainda sou leiga quanto as técnicas e motores,sou especialista em endo, mas quando fiz o curso,tava começando o uso de instrumentos rotatórios, tivemos apenas uma aula teórica.

    Responder

    1. Olá Eloísa! Muito obrigado pelo interesse e participação aqui no blog. Fico muito feliz que tenha gostado e que tenha sido útil de alguma maneira. O uso de instrumentos rotatórios e reciprocantes em endodontia facilita muito o trabalho, trazendo um ganho quantitativo (de tempo e dinheiro) e, principalmente, qualitativo. Tenho certeza que mudará para melhor a sua rotina clínica. Conte comigo se tiver mais dúvidas, críticas ou sugestões, ok? Forte abraço, Welington.

      Responder

  25. Boa noite. Estou em duvida em qual motor escolher se o VDW Silver ou X Smart – Plus. Sou clinica geral e estou começando a fazer endodontia agora. Me falaram que o X Smart a bateria é bem ruim, porem nao faço endo toda hora no meu consultorio! Estou com muita duvida.. Outra coisa, em relaçao ao localizador apical? Qual escolher? Obrigada

    Responder

    1. Olá Samara! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Os dois motores são excelentes. Eu optei pelo VDW Silver Reciproc porque prefiro acionamento no pedal (o acionamento do X-Smart Plus é no próprio contra-ângulo) e também porque o VDW permite uma atualização dos movimentos com a reprogramação do motor pela fábrica. O X-Smart Plus não permite isso. Quanto ao localizador apical, eu tenho o Root ZX II (inclusive com motor também). Mas hoje eu compraria o Root ZX Mini. Ressalto que não sou patrocinado por nenhum fabricante ou marca, ok? Tudo que falei se baseia na minha experiência clínica e opinião pessoal. O melhor é testar o máximo de aparelhos antes de se decidir. Forte abraço, Welington.

      Responder

  26. VDW lançou um motor que vem com localizador embutido, compensa assim ou -e melhor separado?

    Responder

    1. Olá Ricardo! Muito obrigado pelo interesse e participação no blog. Eu prefiro comprar os equipamentos separados, uma vez que se houver necessidade de conserto em algum deles não haverá óbice para continuar utilizando o outro. Faz sentido? Forte abraço, Welington.

      Responder

  27. Sei que é pessoal a escolha , mas estou em duvida da easy com termo ou da vdw silver .. só posso comprar 1 no momento rsrsrs vc indica qual ?

    Responder

    1. Olá Gabriella! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Vou tentar lhe responder da maneira mais sucinta possível: eu comprei o VDW Silver Reciproc. Por um simples motivo: os ângulos do movimento reciprocante são menores e, portanto, mais seguros. Faz sentido? Forte abraço, Welington.

      Responder

  28. Boa tarde! Comprei o motor VDW, gostaria de saber qual a melhor lima pra usar?

    Responder

    1. Olá James! Muito obrigado pelo interesse e participação. O motor da VDW é excelente. Você pode utilizar qualquer instrumento rotatório ou reciprocante. Não existe um instrumento melhor do que outro. Todos têm vantagens e desvantagens. Aliás, eu costumo misturar muito os sistemas e em alguns casos clínicos chego a utilizar 3 ou 4 sistemas diferentes. O importante é ter em mente que você deve adaptar o instrumento ao caso clínico e não o contrário. Portanto, a escolha dos instrumentos utilizados dependerá do caso clínico em questão. Faz sentido? Não dependa de somente uma marca ou fabricante. Forte abraço, Welington.

      Responder

  29. Bom dia!
    Estou na dúvida se compro o vdw silver ou Gold. Fiquei sabendo que o Gold, por ter localizador apical no motor, quando vc faz o movimento reciprocante já aciona o localizador apical fazendo a odontometria. Sabe me dizer se essa informação procede e se compensa esse motor?

    Responder

  30. boa tarde.
    estou pretendendo comprar um motor eletrico, mas estou em duvida em relação ao contra angulo, pois cada motor tem um modelo ou redução 1:1, 8:1, 16:1, 20:1.
    qual a diferença? existe diferença na segurança? qual escolher?
    pretendo usar mais protaper next.
    obrigado,
    christian

    Responder

    1. Olá Christian! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Geralmente os motores elétricos (ex. X-Smart Plus, VDW Silver etc.) já são vendidos com os contra-ângulos indicados. Caso não venha com o contra-ângulo, o próprio fabricante indicará o contra-ângulo. Por exemplo, o motor da Easy (easy.odo.br) não vem com contra-ângulo e pode-se utilizar o contra-ângulo 1:1 (aquele comum, vendido no “kit acadêmico”). Em suma, os contra-ângulos redutores (8:1, 16:1, 20:1 etc) geralmente já vêm com os motores, ok? A maioria dos instrumentos rotatórios utiliza velocidades entre 250rpm e 350rpm. Qualquer nova dúvida, estou à disposição. Forte abraço, Welington.

      Responder

  31. Boa noite. Comprei um motor nsk e nele tem opcoes de relacao de 1:1 ate 16:1. Em que momento eu devo alterar esses paramentros? Quando usar relacao 4:1 ou 16:1? Obrigado

    Responder

    1. Ola Adalberon. Meu teclado deu pane aqui e estou sem acentos agora, mas vamos la… Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Tudo depende do contra-angulo que sera usado – 1:1, 4:1, 16:1 etc, ou seja, no motor voce deve regular com a mesma relacao do contra-angulo utilizado. Abraco, Welington.

      Responder

  32. Bom dia proff! Que belíssimo trabalho não me canso de lhe assistir…parabéns!
    Queria saber qto ao vdw se a assistência é boa?!?!

    Responder

    1. Olá Wal. Obrigado pelo interesse e participação. Eu nunca precisei utilizar a assistência técnica, uma vez que é raro esse equipamento dar defeito. Eu utilizo bastante e recomendo, é um excelente motor. Alguns novos motores estão sendo lançados no mercado nacional, como por exemplo o DForce 1000 Endo da Dentflex, com a vantagem de se poder personalizar os ângulos do movimento reciprocante e com custo mais baixo que o VDW. Em breve eu devo gravar um vídeo demonstrando todas as funções desse motor. Fique atento aos novos posts aqui do blog e vídeos no canal do YouTube. Não deixe de cadastrar seu email para receber as novidades. Forte abraço, Welington.

      Responder

  33. Olá, gostaria de saber a respeito do novo motor da schuster, tem alguma experiência? Indicaria o Sensory da schuster ou o x smart plus? Obrigada!!

    Responder

    1. Olá Ana Paula! Eu não conheço o motor da Schuster. Eu teria que testar antes de opinar. Mas um motor que eu recebi estes dias e estou efetuando os primeiros testes é o D Force 1000 Endo da DENTFLEX. As primeiras impressões que tive do motor foram excelentes e com inúmeras vantagens sobre todos os outros motores que eu conheço. Por exemplo, ele permite a personalização dos ângulos do movimento reciprocante no sentido horário e anti-horário, o que torna o emprego dos instrumentos mais seguro, além de permitir utilizar qualquer instrumento para “reciprocar” (este verbo é horroroso e não existe no dicionário com o sentido que damos a ele… rsrs). Em breve vou publicar um vídeo falando sobre este motor da Dentflex e outro vídeo falando sobre os movimentos reciprocantes, ok? Fique atenta aqui no blog e no canal do YouTube. Cadastre o seu email aqui e assine o canal do YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCx3q_yvwKZvA5SnwmXMx8FQ?sub_confirmation=1 – para ser avisada em primeira mão das novidades. Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Forte abraço, Welington.

      Responder

  34. Ola, adorei os eu vídeo.
    Estou querendo comprar um motor, sou endodontista a um tempo mas ainda uso somente manual. Quando fiz especialização os professores indicavam o easy endo si. Vi que agora a easy lançou um sem fio o iroot.
    Vc indica a compra desse motor? Ele é tão bom quando o easy endo si?
    Abraços

    Responder

    1. Olá Ariana! Eu nunca usei o iRoot da Easy, portanto, não posso opinar ainda. Mas realmente parece um bom motor. Contudo, eu particularmente não gosto muito de motores sem fio, uma vez que estes geralmente são mais pesados por causa da bateria. Além disso, quando a bateria acaba, geralmente não permitem a utilização estando ligados na tomada. Copiando o que escrevi para outra colega antes, um motor que eu recebi estes dias e estou efetuando os primeiros testes é o D Force 1000 Endo da DENTFLEX. As primeiras impressões que tive do motor foram excelentes e com inúmeras vantagens sobre todos os outros motores que eu conheço. Por exemplo, ele permite a personalização dos ângulos do movimento reciprocante no sentido horário e anti-horário, o que torna o emprego dos instrumentos mais seguro, além de permitir utilizar qualquer instrumento para “reciprocar” (este verbo é horroroso e não existe no dicionário com o sentido que damos a ele… rsrs). Em breve vou publicar um vídeo falando sobre este motor da Dentflex e outro vídeo falando sobre os movimentos reciprocantes, ok? Fique atenta aqui no blog e no canal do YouTube. Cadastre o seu email aqui e assine o canal do YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCx3q_yvwKZvA5SnwmXMx8FQ?sub_confirmation=1 – para ser avisada em primeira mão das novidades. Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Forte abraço, Welington.

      Responder

  35. Olá ! Bom dia !!! O que você acha do Motor Reciproc Gold da vdw ? Acha que vale muito a pena comparado ao Silver ?
    Abraço !

    Responder

    1. Olá Monique. Eu comprei o VDW Silver porque prefiro os equipamentos separados, ou seja, se danificar um deles não fico sem os dois. Faz sentido? Abraço.

      Responder

  36. estou iniciando minha vida na odontologia e como jovem gosto de coisas tecnologicas, praticidade, tenho um predominio para escolher o motor da dentsply smart iq, ja meu professor de endo gosta mais do vdw gold e recomenda a compra do mesmo, gostaria de saber se voce ja teve experiencia com smart iq e qual voce recomendaria para comprar o smart iq ou vdw gold?

    Responder

    1. Olá Daicon. Acho o motor Smart iQ da Dentstply um excelente equipamento. Entretanto, acho ele muito caro, além de lhe obrigar a ter outros equipamentos (ex. iPad). Além disso, não gosto muito de motores sem fio porque geralmente isso torna a peça de mão (contra-ângulo) mais pesada por causa da bateria. Já o VDW Gold tem localizador apical junto, o que sinceramente não gosto muito, uma vez que se danificar o equipamento, você fica sem motor e sem localizador. Eu prefiro os equipamentos separados. Eu tenho o VDW Silver por causa disso, e acho excelente o motor. Enfim, ambos são bons mas eu certamente escolheria outro equipamento. Hoje talvez minha primeira opção seria o Dentflex DForce 1000 Endo, pela possibilidade de personalizar os ângulos do movimento reciprocante, o que permite uma liberdade na escolha do instrumento. Abraço.

      Responder

  37. Ola Welington
    Gostava de saber qual a sua opinião sobre o motor E-connect S
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Patrícia. Nunca utilizei o E-Connect S da Schuster, mas me parece um bom equipamento. Entretanto, acho ele muito caro, e prefiro ter equipamentos como motor e localizador apical separadamente (se quebrar não fico sem os 2…). Além disso, não gosto muito de motores sem fio porque geralmente isso torna a peça de mão (contra-ângulo) mais pesada por causa da bateria. Enfim, bom mas eu certamente escolheria outro equipamento. Hoje talvez minha primeira opção seria o Dentflex DForce 1000 Endo, pela possibilidade de personalizar os ângulos do movimento reciprocante, o que permite uma liberdade na escolha do instrumento. Abraço.

      Responder

    1. Olá Daicon. Acho o motor Smart iQ da Dentstply um excelente equipamento. Entretanto, acho ele muito caro, além de lhe obrigar a ter outros equipamentos (ex. iPad). Além disso, não gosto muito de motores sem fio porque geralmente isso torna a peça de mão (contra-ângulo) mais pesada por causa da bateria. Enfim, bom mas eu certamente escolheria outro equipamento. Hoje talvez minha primeira opção seria o Dentflex DForce 1000 Endo, pela possibilidade de personalizar os ângulos do movimento reciprocante, o que permite uma liberdade na escolha do instrumento. Abraço.

      Responder

  38. Bom dia, tudo bem? Parabéns pelo trabalho!!! Sou especialista e pretendo comprar um contra ângulo pneumático ou motor e um localizador apical, para atendimento em vários consultórios. Quais vc me indicaria?

    Responder

    1. Olá Giovana. Muito obrigado pelo interesse e participação. Hoje, honestamente, provavelmente eu optaria pelo Dentflex DForce 1000 Endo. Dentre as vantagens desse motor, destaco principalmente a possibilidade de personalizar os ângulos do movimento reciprocante, o que permite uma maior liberdade de escolha do instrumento a ser utilizado. Forte abraço.

      Responder

  39. Parabéns por compartilhar sua experiencia, Welington, colega da FOA! Forte abraço

    Responder

    1. Olá Ricardo! Muito obrigado pela mensagem. Legal! Os anos na FOA-UNESP foram marcantes pelas amizades e histórias vividas. Que ano vocÊ formou na FOA? Forte Abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *